O conceito de trabalhabilidade apareceu no início deste século, quando surgiram novas profissões e a necessidade de adaptação neste cenário tecnológico.
Se EMPREGABILIDADE é a capacidade de manter um currículo atrativo para o mercado de trabalho, a TRABALHABILIDADE é capacidade de gerar novas fontes de renda, é converter em diferenciais seus conhecimentos e habilidades, é colocar em prática o “A” do famoso “CHA do RH”, é tornar você o protagonista da sua carreira.
O profissional empregado e que tem como foco a trabalhabilidade, está além o emprego, pois ele atua mais que um empregado, ele atua como um consultor dentro da própria empresa.
Trabalhabilidade é disposição, é inventividade, é atitude.... É produzir, economicamente, seja como empregado ou autônomo, utilizando todas as múltiplas formas de trabalho.
O ano de 2020 fez o mundo entrar na era que valoriza o talento. Nesta novíssima Era o mercado vai privilegiar o trabalhador capaz de adaptar e criar seu modo individual e assertivo de fazer seu trabalho.