O ano de 2020 será marcado por grandes evoluções e revoluções, muitas delas na área de gestão de pessoas.
Conheço líderes que não encontram (pessoalmente) suas equipes desde março/2020, no entanto as atividades estão fluindo normalmente. Talvez estes líderes não saibam, mas eles estão utilizando o que os estudiosos da área da gestão de pessoas estão chamando de LIDERANÇA WAZE.
Mas o que é isso? Eu explico. Quando você seleciona o Waze para uma viagem ele te avisa dos buracos, do trânsito, dos radares etc... quem abastece o Waze dessas informações? Somos nós, os usuários.
Na LIDERANÇA WAZE a coisa funciona quase da mesma forma, ou seja, o líder deve criar mecanismos para que o seu liderado lhe abasteça de informações importantes. Além de democrática, a liderança de hoje precisa ser compartilhada, pois a informação agora está circulando diferente: a informação está onde seu funcionário estiver trabalhando.
Dicas:
1 – Crie “Conexão Waze” com sua equipe, a partir de agora é sua equipe, cada um em local diferente, que te abastecerá de informações para a sua tomada de decisão.
2 - Desenvolva a arte da comunicação assertiva, principalmente a comunicação virtual, com seus códigos e emoji’s (sim, um emoji pode significar muita coisa).