quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

COMO ESTRUTURAR A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO?

A gestão de comunicação empresarial parece ser um processo simples, porém existem vários fatores que a influenciam.

Quando nos comunicamos ou passamos uma mensagem, não significa que ela alcançou a pessoa que queríamos, da maneira como imaginávamos.

A comunicação só se torna eficiente quando atingimos a completa compreensão do outro sobre o que realmente queremos transmitir.

5 dicas de como estruturar uma gestão de comunicação objetiva e eficaz.

  1. Analise a ocasião e o receptor: Para cada situação existe um tipo de comunicação diferente que devemos utilizar. Observe o local, avalie o comportamento das pessoas, suas vestimentas e outras características do ambiente, dessa forma você saberá se o diálogo deverá ser formal ou informal, por exemplo.
  1. Rápida tomada de decisão: Monitore a forma com que os colaboradores estão interagindo com o público interno e externo. Certifique-se de todos os funcionários conheçam a missão e os valores da empresa, desse modo eles saberão como devem se comunicar.
  1. Invista em feedbacks: A gestão de comunicação deve ser constantemente aprimorada. Uma política de feedbacks é uma excelente forma de saber se a mensagem está sendo compreendida e colocada em prática de maneira eficaz.
  1. Atente-se ao uso correto da língua portuguesa: Alguns erros linguísticos podem prejudicar consideravelmente um processo ou objetivo. É preciso ter muito cuidado na hora de se expressar no ambiente organizacional, principalmente na forma escrita.
  1. Defina quem deverá receber as informações: Nem todos os envolvidos em um projeto ou tarefa precisam saber de todos os detalhes ou informações do processo. A gestão de comunicação deve priorizar o envio das mensagens apenas para quem realmente precisará delas.

Dessa forma, o risco de ocorrer desvios ou má interpretação das informações diminuem consideravelmente.

Meus contatos
WhatsApp: 62 9 8167 9333
Instagram: @auricicero
E-mail: auricicero@gmail.com

A REVOLUÇÃO DA NEGOCIAÇÃO

Uma geração atrás, na maioria dos lugares predominava a visão hierárquica da tomada de decisões. As pessoas no topo da pirâmide - no trabalh...