A gestão de comunicação empresarial parece ser um processo simples, porém existem vários fatores que a influenciam.
Quando nos comunicamos ou passamos uma mensagem, não significa que ela alcançou a pessoa que queríamos, da maneira como imaginávamos.
A comunicação só se torna eficiente quando atingimos a completa compreensão do outro sobre o que realmente queremos transmitir.
5 dicas de como estruturar uma gestão de comunicação objetiva e eficaz.
- Analise a ocasião e o receptor: Para cada situação existe um tipo de comunicação diferente que devemos utilizar. Observe o local, avalie o comportamento das pessoas, suas vestimentas e outras características do ambiente, dessa forma você saberá se o diálogo deverá ser formal ou informal, por exemplo.
- Rápida tomada de decisão: Monitore a forma com que os colaboradores estão interagindo com o público interno e externo. Certifique-se de todos os funcionários conheçam a missão e os valores da empresa, desse modo eles saberão como devem se comunicar.
- Invista em feedbacks: A gestão de comunicação deve ser constantemente aprimorada. Uma política de feedbacks é uma excelente forma de saber se a mensagem está sendo compreendida e colocada em prática de maneira eficaz.
- Atente-se ao uso correto da língua portuguesa: Alguns erros linguísticos podem prejudicar consideravelmente um processo ou objetivo. É preciso ter muito cuidado na hora de se expressar no ambiente organizacional, principalmente na forma escrita.
- Defina quem deverá receber as informações: Nem todos os envolvidos em um projeto ou tarefa precisam saber de todos os detalhes ou informações do processo. A gestão de comunicação deve priorizar o envio das mensagens apenas para quem realmente precisará delas.
Dessa forma, o risco de ocorrer desvios ou má interpretação das informações diminuem consideravelmente.
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