quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

A REVOLUÇÃO DA NEGOCIAÇÃO


Uma geração atrás, na maioria dos lugares predominava a visão hierárquica da tomada de decisões. As pessoas no topo da pirâmide - no trabalho na família, na política - tomavam decisões e quem estava na base seguia as ordens. A realidade, obviamente, sempre foi mais complicada que isso.

No mundo de hoje, caracterizado por organizações mais horizontais - com poucos níveis hierárquicos -, pela rapidez nas inovações e pelo boom da internet, nunca esteve tão claro que, para realizara nosso trabalho e atender às nossas necessidades, muitas vezes temos que contar com dezenas, centenas, talvez milhares de pessoa e organizações sobre as quais não exerceremos controle direto. Não podemos simplesmente dar ordens - mesmo quando estamos lidando com subordinados ou crianças. Para conseguir o que queremos, somos obrigados a NEGOCIAR. Mais devagar em alguns lugares, mais depressa em outros, as pirâmides de poder estão se transformando em redes de negociações. Essa revolução silenciosa, que acompanha a notória revolução do conhecimento, poderia ser chamada de "revolução da negociação".

Uma geração atrás, o termo "negociação" também tinha uma conotação de embate. A questão mais comum na mente das pessoas era: "Quem vai ganhar e quem vai perder?" Para haver acordo, alguém tinha que "ceder". Não era uma perspectiva agradável. A ideia de que ambos os lados poderiam se beneficiar, de que ambos poderiam "vencer", era estranha para muitos de nós. Agora é cada vez mais sabido que existem formas cooperativas de resolver as diferenças e que, mesmo que não senha possível alcançar uma solução "ganha-ganha", pode-se chegar a um acordo sensato que seja melhor para todas as partes do que a alternativa de obter concessões.

Resumindo, hoje a "revolução da negociação" está em pleno andamento no mundo inteiro, e ficamos muito felizes de ver que os fundamentos da negociação baseada em princípios tenham se disseminado de maneira tão abrangente.

Fonte: baseado no texto de Roger Fisher et al.

Meus contatos
WhatsApp: 62 9 8167 9333
Instagram: @auricicero
E-mail: auricicero@gmail.com

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

COMO ESTRUTURAR A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO?

A gestão de comunicação empresarial parece ser um processo simples, porém existem vários fatores que a influenciam.

Quando nos comunicamos ou passamos uma mensagem, não significa que ela alcançou a pessoa que queríamos, da maneira como imaginávamos.

A comunicação só se torna eficiente quando atingimos a completa compreensão do outro sobre o que realmente queremos transmitir.

5 dicas de como estruturar uma gestão de comunicação objetiva e eficaz.

  1. Analise a ocasião e o receptor: Para cada situação existe um tipo de comunicação diferente que devemos utilizar. Observe o local, avalie o comportamento das pessoas, suas vestimentas e outras características do ambiente, dessa forma você saberá se o diálogo deverá ser formal ou informal, por exemplo.
  1. Rápida tomada de decisão: Monitore a forma com que os colaboradores estão interagindo com o público interno e externo. Certifique-se de todos os funcionários conheçam a missão e os valores da empresa, desse modo eles saberão como devem se comunicar.
  1. Invista em feedbacks: A gestão de comunicação deve ser constantemente aprimorada. Uma política de feedbacks é uma excelente forma de saber se a mensagem está sendo compreendida e colocada em prática de maneira eficaz.
  1. Atente-se ao uso correto da língua portuguesa: Alguns erros linguísticos podem prejudicar consideravelmente um processo ou objetivo. É preciso ter muito cuidado na hora de se expressar no ambiente organizacional, principalmente na forma escrita.
  1. Defina quem deverá receber as informações: Nem todos os envolvidos em um projeto ou tarefa precisam saber de todos os detalhes ou informações do processo. A gestão de comunicação deve priorizar o envio das mensagens apenas para quem realmente precisará delas.

Dessa forma, o risco de ocorrer desvios ou má interpretação das informações diminuem consideravelmente.

Meus contatos
WhatsApp: 62 9 8167 9333
Instagram: @auricicero
E-mail: auricicero@gmail.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

DICAS PARA GERENCIAR CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

 

Lidar com conflitos no ambiente de trabalho é uma tarefa complexa, uma vez que envolve aspectos pessoais, o contexto organizacional e outras variáveis. No entanto, é fundamental que os gestores procurem, o mais rápido possível, a resolução do conflito, pois atritos mal resolvidos podem trazer inúmeros problemas para a empresa. Queda na qualidade do trabalho, ineficiência no atendimento ao cliente, clima organizacional negativo, rivalidades e disputas são apenas alguns exemplos.

Sendo assim, como encontrar boas estratégias para a gestão de conflitos na empresa? A partir de estudos, preparei uma lista de dicas para ajudá-lo a lidar corretamente com a gestão de conflitos no ambiente de trabalho. Confira:

1. Investigue as causas mais a fundo
2. Mantenha um accountability dos conflitos
3. Incentive feedbacks diretos
4. Procure resolver todas as questões
5. Permita que os profissionais tenham uma pausa para se acalmar
6. Invista em uma boa comunicação
7. Proponha brainstorms
8. Saiba lidar com as rivalidades na empresa
9. Utilize livros e filmes para lidar com a gestão de conflitos

Por fim, é importante ressaltar que o gestor deve seguir as dicas propostas sempre focando na autonomia dos colaboradores, agindo apenas como um facilitador e evitando ao máximo a necessidade de intervenção por parte de superiores na gestão de conflitos.


Meus contatos
WhatsApp: 62 9 8167 9333
Instagram: @auricicero
E-mail: auricicero@gmail.com

A REVOLUÇÃO DA NEGOCIAÇÃO

Uma geração atrás, na maioria dos lugares predominava a visão hierárquica da tomada de decisões. As pessoas no topo da pirâmide - no trabalh...